17 de Junho: a caminho de Iringa

Entrada no parque natural Mikumi

Pouco depois de sair dos limites da cidade, entramos no parque natural Mikumi, onde conseguimos avistar alguma vida selvagem: macacos, girafas, zebras e até alguns elefantes.

Grupo de macacos a atravessar a estrada e elefante ao longe

A segunda equipa, que vinha mais atrás, conseguiu mesmo observar ao perto uma pequena manada de elefantes a atravessar a estrada, como se pode ver no vídeo que se segue.


Mais tarde atravessamos uma zona mais montanhosa e coberta de árvores. Apesar de complicar o nosso trabalho, devido a degradar a qualidade da recepção dos sinais dos satélites, não deixamos de admirar e imensa beleza do vale do rio Great Ruaha, coberto por uma imensa floresta de embondeiros.

Floresta de embondeiros
À sombra de um embondeiro
Ponte sobre o rio Great Ruaha


No final do dia, a estrada começa a ficar bastante complicada devido às obras que aí decorrem. O pó e os buracos tornam-se uma constante mas o pior é mesmo o atraso na nossa marcha, dado que temos de parar inúmeras vezes para deixar passar os veículos que vêm em sentido contrário. A chegada a Iringa faz-se já noite dentro. O clima quente que tínhamos sentido na costa do Índico torna-se aqui bastante frio. Depois de alguma espera, recebemos a notícia que o segundo carro partiu a barra de direcção e teve um pequeno despiste. Foi a única vez que o sistema magnético para prender a antena cedeu ligeiramente. Mesmo assim, conseguem-se deslocar lentamente, a cerca de 20 km/h e lá chegam a Iringa, já bastante tarde. Mais uma vez, a ajuda do John foi preciosa, já que conseguiu reservar lugar num centro religioso, onde poderemos pernoitar. O quarto que me calhou em sorte tinha um duche com um chuveiro assaz original, dado que estava apontado à janela, por onde saía quase toda a água. Possivelmente tinham alguma horta lá fora. Tive de me empoleirar num banco para conseguir apanhar alguma água. Entretanto, os colegas quenianos conseguiram desenvolver contactos para reparar o jipe na manhã seguinte.


Obras na estrada

Sem comentários:

Enviar um comentário